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Metodologia – O Caderno de Anotações
I – Definições

Metodologia: 1. Vem do Grego ‘methodos’= método, meio + ‘logos’= tratado, estudo. Tem o sentido de “caminho para se chegar a um fim”. 2. A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade.

II – Introdução:

O método usado na educação faz a grande diferença entre o que se ensina e o como se ensina. Nele se reflete a filosofia do professor, especialmente no que se refere a concepção do homem, como produto da evolução ou como um ser criado por Deus.

O método é a maneira como fazemos as coisas e revela a atitude do coração. Não só o que é dito nos afeta, mas também como é dito.

Veja o que diz o famoso adágio do educador Marshall McLuhan: “O meio é a mensagem!”

O apóstolo Paulo também entendia que o modo como se constrói algo é tão importante quanto o que você constrói. Em I Co 3:10 ele instruiu a igreja em Corinto a ter cuidado de como eles construíam sobre os fundamentos que ele implantou.

No início do reinado de Davi, a decisão de levar a arca de volta para Israel era correta, porém o primeiro método utilizado para a concretização dessa decisão não estava correto diante de Deus. Existe o grande perigo de fazermos algo certo, de maneira errada. I Cr 13:3-10

A escola cristã deve tomar cuidado para não cair em um lugar comum, achando que basta incorporar aos seus currículos alguns versículos bíblicos e tendo pessoas cristãs é o suficiente.

Não só quem está governando ou direcionando a situação(filosofia), o que se está ensinando(o currículo) devem ser cristãos, mas também é importante observar o como se está ensinando, para que seja uma verdadeira educação cristã(o método).

III – Implantando os Princípios na Educação – 4R’s

A aplicação dos princípios deve ser desenvolvida mediante quatro passos essenciais conhecidos como PRRR. Os quatro passos básicos da aprendizagem foram extraídos do padrão educativo praticado pelos cristãos da história colonial dos EUA, eles estavam presentes na formação de seus grandes líderes. (Researching, Reasoning, Relating, Recording)

Este padrão mostra-se consistente com um modelo bíblico de operação e renovação da mente, apoiado na inspiração e na instrução conforme proposto pelo Dr. Paul Jehle.(reflexão - criatividade - aplicação) IICo3:17-18 e Rm 12:2

Várias metodologias seculares tendem a uma abordagem sociológica do comportamento, apoiadas no estímulo e na motivação, o que pode se contrapor filosofia cristã de formação de caráter.

Por se tratar de uma metodologia de ensino e aprendizagem, ela pode ser aplicada tanto na preparação do currículo e das aulas(professor), quanto na sua realização junto a classe(alunos).

1. Pesquisar: Definimos o vocabulário e identificamos as propriedades rudimentares do assunto. Devemos pesquisar os assuntos e tópicos de interesse na Bíblia, para identificar os princípios básicos e absolutos de Deus. É feita a sua própria investigação, examinando livros textos, documentos, apontamentos, dicionários, Atlas, enciclopédias, etc.

2. Raciocinar: quando estamos pesquisando um assunto, devemos continuamente nos perguntar qual a perspectiva e propósito de Deus para o mesmo, e o que esta informação revela para mim mesmo, e o que esta informação revela para mim sobre Deus e Seu propósito. Raciocinar biblicamente é a meditação interior sobre a palavra de Deus e seus princípios em cada matéria ou área da vida. É no processo de raciocinar que se renova a mente.

3. Relacionar: quando estamos pesquisando e raciocinando, devemos também relacionar as verdades descobertas às nossas próprias vidas, ao nosso grupo ou à situação presente para trazer soluções e resolver conflitos e manifestar o governo de Deus para a situação. Realizamos experimentos, testamos as idéias e buscamos conclusões inteligentes.

4. Registrar: Anotar minuciosamente o que foi aprendido pelo indivíduo com aplicação de princípios e sua experiência com o assunto em questão. Os princípios e verdades descobertos e relacionados devem ser registrados ou anotados, para serem permanentemente preservados. A expressão escrita pelo aluno, deve ser preservada para consulta e domínio, tomando senhorio(domínio) sobre o assunto estudado. É um produto do seu trabalho e a evidência do que Deus falou e fez na sua vida.

O objetivo principal deste método é tornar o conhecimento e a verdade propriedades do indivíduo, fundamentados na Palavra de Deus, promovendo seu desenvolvimento em caráter cristão. Isto é mais importante do que percorrer os 4 passos nesta ordem.

IV- Instrumento Pedagógico para aplicação dos 4 passos - CA

O Caderno de Anotações(CA): A compilação de cadernos pelos estudantes, sobre várias matérias, é um excelente meio de inculcar-lhes a verdade. Ao invés de receberem um livro(didático seriado) no início do ano e memorizarem páginas de fatos e informações, a fim de receberem boas notas, os alunos desenvolvem seus próprios livros-textos, tomando nota do que o professor fala, fazendo suas próprias pesquisas e escrevendo de várias fontes.

O caderno de anotações não só assegura que o estudante adquirirá conhecimento, mas também constrói caráter no aluno (primeiro propósito da educação). Veja algumas das qualidades do caráter produzidas pelo caderno de anotações: auto-governo, produção, organização, disciplina e a habilidade de se comunicar e raciocinar.

É um excelente meio de acompanhamento da produtividade e evolução do aprendizado do aluno, um registro da história do seu crescimento e ainda permite o aluno exercitar os princípios da individualidade, mordomia, caráter e governo.

“Ler torna o homem repleto, falar- um homem pronto. Escrever torna o homem preciso.”
Francis Bacon

“Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes.
19 E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.
20 Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.” Dt 17:18-20.

Daniella Cartaxo
Consultora da AECEP

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